Nossos Diferenciais

img

Nossos Diferenciais

Em nossa concepção de Educação, a Escola é um lugar de intervenção pedagógica intencional. Nossos professores têm o papel de intervir no processo, adiantando o desenvolvimento potencial do aluno, tornando-o ainda mais significativo.

 

Pensando nisso, é necessária a utilização de todas as inovações tecnológicas e recursos educacionais multimeios disponíveis para ampliar as possibilidades de aprendizado do aluno e trabalhar nossa Proposta Pedagógica, entendendo esta como uma práxis discursiva, o caminho que leva à união efetiva entre a teoria e a prática, passando a ser vista como um processo político de mediação.

 

Nosso currículo e prática trazem características presentes no desenvolvimento sociocultural do ser humano, como: reflexão, ideia de transformação, transcendência e noção espaço-temporal. Essas características permitem aos alunos interagirem com o meio em que vivem e retirarem dele as informações necessárias para seu aprendizado, resgatando a ideia de que todo o ser humano é um agente social.

 

Um passo importante neste processo é a mediação curricular. Aqui, nossos professores ajudam os alunos a compreenderem as situações de aprendizado frente à percepção da potencialidade de cada um. Por isso, é necessário utilizar os conhecimentos prévios dos alunos e desenvolvê-los para que se transformem em conhecimento real.

 

Lidamos com a complexidade da cultura, tendo consciência da sua relação dialética com a cultura histórico-social ampla, construindo, a partir dessa relação, os processos educativos. Por isso, nosso currículo escolar traz em seu seio a comunicabilidade e a socialização.

Para que haja a educação e aprendizagem, é necessário que o aluno esteja envolvido e ajude a construir o processo educativo. Assim, nosso currículo e prática educativa estão voltados para a construção de experiências práticas, tendo o professor como agente direto, disponibilizando diversos tipos de exercícios e atividades educacionais, pois o desenvolvimento e a aprendizagem humana, segundo Vygotsky, estão diretamente vinculadas às suas experiências.

 

Nossa proposta de Educação de nível Médio está estruturada por áreas de conhecimento, que auxiliam o desenvolvimento das habilidades e capacidades do aluno, definidas e mensuradas em termos de desempenho e não somente de conhecimentos e atitudes. Nosso foco de atuação pedagógica é centrado no aluno e no desenvolvimento de suas potencialidades.

 

Acompanhamento escolar

Nas Escolas IDAAM, o acompanhamento escolar tem como objetivo auxiliar, além dos processos de aprendizagem, o desenvolvimento integral do aluno, realizado de forma contínua por meio de orientações individuais, coletivas e familiares. Para auxiliar o acompanhamento individualizado, contamos com profissionais de diversas áreas, amplos recursos tecnológicos e estratégias pedagógicas com foco integral no discente:

 

Coordenação Pedagógica

Nossas pedagogas desempenham as funções de Supervisoras e Orientadoras Educacionais, acompanhando o trabalho realizado pelos professores e o desempenho escolar individual dos alunos. Também disponibilizamos a Coordenação de Atendimento aos Pais para o primeiro contato com a Coordenação Pedagógica.

 

NAVE – Núcleo de Apoio ao Vestibulando

Nosso NAVE, sob responsabilidade dos Coordenadores do Ensino Médio, orienta os alunos pré-vestibulandos quanto às informações, dicas e recursos pertinentes aos processos seletivos das Universidades Públicas do país.

 

Sistema Escolar

Por meio do nosso Sistema Escolar, disponibilizamos aos Pais, Mães e Responsáveis o acompanhamento de toda vida acadêmica do aluno, com acesso às notas, ocorrências diárias, conteúdos trabalhados em sala, conteúdos para estudo em casa, frequência escolar, além de comunicados, extrato financeiro e solicitações extracurriculares. Nosso sistema escolar é atualizado diariamente e seu acesso está disponível pelo site da Unidade de Ensino com número de matrícula e senha.

 

Quer saber ainda mais sobre nossa Escola? Acesse a seção ‘Regimento Escolar’ e conheça a fundo nossa filosofia de atuação e qualidade pedagógica de ensino.